FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Para
entendermos com clareza as funções da linguagem, é bom primeiramente
conhecermos as etapas da comunicação.
Ao contrário
do que muitos pensam, a comunicação não acontece somente quando falamos,
estabelecemos um diálogo ou redigimos um texto, ela se faz presente em todos
(ou quase todos) os momentos.
Comunicamo-nos com nossos colegas de trabalho, com o livro que lemos, com a revista, com os documentos que manuseamos, através de nossos gestos, ações, até mesmo através de um beijo de “boa noite”.
Comunicamo-nos com nossos colegas de trabalho, com o livro que lemos, com a revista, com os documentos que manuseamos, através de nossos gestos, ações, até mesmo através de um beijo de “boa noite”.
No ato de
comunicação percebemos a existência de alguns elementos, são eles:
Elementos da
comunicação
a) emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).
b) receptor: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário.
c) canal de comunicação:
é o meio pelo qual a mensagem é transmitida.
d) código: é o conjunto
de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a
mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá decodificar.
e) contexto: é o objeto
ou a situação a que a mensagem se refere.
Funções da
linguagem
Funções da linguagem são recursos de ênfase que
actuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um
diferente elemento
da comunicação. Um texto pode apresentar mais de uma função enfatizada.
1. Função referencial: referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.
2. Função emotiva: através dessa função, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoções, avaliações, opiniões. O leitor sente no texto a presença do emissor.
3. Função conativa: essa função procura organizar o texto de forma a que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa função, busca-se envolver o leitor com o conteúdo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento.
4. Função fática: a palavra fático significa “ruído, rumor”. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas que se usam para chamar a atenção (ruídos como psiu, ahn, ei). Essa função ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicação ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficiência.
5. Função metalinguística: quando a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente, ocorre a função metalinguística.
6. Função poética: quando a mensagem é elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de ideias, temos a manifestação da função poética da linguagem. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários.
1. Função referencial: referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.
2. Função emotiva: através dessa função, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoções, avaliações, opiniões. O leitor sente no texto a presença do emissor.
3. Função conativa: essa função procura organizar o texto de forma a que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa função, busca-se envolver o leitor com o conteúdo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento.
4. Função fática: a palavra fático significa “ruído, rumor”. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas que se usam para chamar a atenção (ruídos como psiu, ahn, ei). Essa função ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicação ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficiência.
5. Função metalinguística: quando a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente, ocorre a função metalinguística.
6. Função poética: quando a mensagem é elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de ideias, temos a manifestação da função poética da linguagem. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários.
Reconheça nos textos a seguir, as funções da linguagem:
Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar ...
(Vinícius de Morais)
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- É. Puxa vida!
- Ora, droga!
- Bolas!
- Que troço!
- Coisa de louco!
- É!"
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- Pitosga significa
míope.
- E o que é míope?
- Míope é o que vê
pouco." _______________________________
2) Estabeleça a relação:
1. Emotiva
2. Referencial
3. Poética
4. Conativa
5. Metalinguística
6. Fática
( ) Emissor
( ) Contexto
( )
Código
( )
Destinatário
( ) Mensagem
( ) Canal de comunicação
3) Leia o texto a
seguir e indique a função da linguagem predominante:
Atribui-se a invenção
da acentuação ao gramático de Alexandria chamado Aristófanes de Bizâncio (120
a. C.)
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4) Qual é o objetivo da
utilização da função conativa no nome da revista a seguir? Explique.
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5) Leia o texto a
seguir e diga qual é a função da linguagem utilizada no texto em destaque:
“Dizem que sou louco”
Dizem: oração
principal
Que sou louco: oração
subordinada substantiva
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6) Explique a função
metalinguística no texto a seguir:
- Você vai roer uma
pupunha.
- O que é pupunha?
- É dar duro.
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Observe e responda o
que se pede:
7) Explique o emprego
da função poética no texto a seguir:
O não me irrita
O sim me excita
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8) Assinale a
alternativa que apresenta a função da linguagem no texto abaixo (pode ser mais
de uma):
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
(Oswald de Andrade)
A) Metalinguística
B) Referencial
C) Fática
D) Poética
E) Conativa
9) Assinale a opção que
apresenta a função da linguagem predominante nos fragmentos a seguir:
Sentavam-se no que é
de graça: banco de praça pública. E ali acomodados, nada os distinguia do resto
do nada. Para a grande glória de Deus.
Ele: – Pois é.
Ela: – Pois é o quê?
Ele: – Eu só disse
pois é.
Ela: – Mas “pois é” o
quê?
Ele: – Melhor mudar
de conversa porque você não me entende.
Ela: – Entender o
quê?
Ele: – Santa Virgem,
Macabéa, vamos mudar de assunto e já.
A) Poética
B) Fática
C) Referencial
D) Emotiva
E) Conativa
O texto a seguir
refere-se às questões
- Pai……..
- Hummmmm?
- Como é o feminino de sexo?
- O quê?
- O feminino de sexo.
- Não tem.
- Sexo não tem feminino?
- Não.
- Só tem sexo masculino?
- É.Quer dizer,não.Existem dois sexos.Masculino e
Feminino.
- E como é o feminino de sexo?
- Não tem feminino.Sexo é sempre masculino.
- Mas tu mesmo disse que tem sexo masculino e feminino.
- O sexo pode ser masculino ou feminino.A palavra
“SEXO” é masculina.O SEXO masculino,o SEXO feminino.
- Não devia ser “A SEXA”?
- Não.
- Por que não?
- Porque não!Desculpe.Porque não.”SEXO” é sempre
masculino.
- O sexo da mulher é masculino?
- É.Não!O sexo da mulher é feminino.
- E como é o feminino?
- Sexo mesmo.Igual ao do homem.
- O sexo da mulher é igual ao do homem?
- É.Quer dizer…Olha aqui.Tem o SEXO masculino e o
SEXO feminino,certo?
- Certo.
- São duas coisas diferentes.
- Então como é o feminino de sexo?
- É igual ao masculino.
- Mas não são diferentes?
- Não.Ou,são!Mas a palavra é a mesma.Muda o sexo,mas
não muda a palavra.
- Mas então não muda o sexo.É sempre masculino.
- A palavra é masculina .
- Não.” A palavra” é feminino.Se fosse masculino
seria “o pal…”
- Chega!Vai brincar ,vai.
O garoto sai e a mãe entra.O pai comenta:
-Temos que ficar de olho nesse guri…
- Por quê?
Ele só pensa em gramática.
(VERÍSSIMO, Luís
Fernando. Comédias para se Ler na Escola)
10) Aponte os trechos em
que se empregou a função fática.
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11) Qual o significado
da expressão “ficar de olho”, presente na antepenúltima fala? A que nível de
linguagem pertence tal expressão?
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12) Sobre o que se
sustenta o humor do texto?
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Observe, a seguir, a
gravura de Escher:
Na linguagem verbal,
exemplos de aproveitamento de recursos equivalentes aos da gravura de Escher
encontram-se, com frequência:
A) Nos jornais,
quando o repórter registra uma ocorrência que lhe parece extremamente
intrigante.
B) Nos textos
publicitários, quando se comparam dois produtos que tem a mesma utilidade.
C) Na prosa
científica, quando o autor descreve com isenção e distanciamento a experiência
de que trata.
D) Na literatura,
quando o escritor se vale das palavras para expor procedimentos construtivos do
discurso.
E) Nos manuais de
instrução, quando se organiza com clareza uma determinada sequência de
operações.