6 de mai. de 2012

Apostila Realismo/Naturalismo


REALISMO

Realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao Romantismo.

Características do Realismo

·       Veracidade: Despreza a imaginação romântica.
·       Contemporaneidade: descreve a realidade.
·       Retrato fiel das personagens: caráter, aspectos negativos da natureza humana.
·       Gosto pelos detalhes: Lentidão na narrativa. 
·       Materialismo do amor: Mulher objeto de prazer/adultério.
·       Denúncia das injustiças sociais. 
·       Determinismo e relação entre causa e efeito.
·       Linguagem próxima à realidade: simples, natural, clara e equilibrada.
·       Objetivismo;
·       Descrições e adjetivações objetivas;
·       Linguagem culta e direta;
·       Mulher não idealizada; real. Ex.: Marcela e Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas), Sofia (Quincas Borba)...
·       Amor e outros interesses subordinados aos interesses sociais;
·       Herói problemático;
·       Tempo psicológico;
·       Personagens trabalhados psicologicamente.

Principais diferenças entre Romantismo e Realismo

Realismo
Romantismo
Distanciamento do narrador
Narrador em primeira pessoa
Valoriza o que se é
Valoriza o que se idealiza e sente

Motivados pelas teorias científicas e filosóficas da época, os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade. Não bastava mostrar a face sonhadora e idealizada da vida como fizeram os românticos; era preciso mostrar a face nunca antes revelada: a do cotidiano massacrante, do amor adúltero, da falsidade e do egoísmo humano, da impotência do homem comum diante dos poderosos.
Uma característica do romance realista é o seu forte poder de crítica, adotando uma objetividade que faltou ao Romantismo. Grandes escritores realistas descrevem o que está errado de forma natural. Se um autor desejasse criticar a postura da Igreja Católica, não escreveria um soneto anticristão, porém escreveria histórias que a envolvessem de forma a inserir nessas histórias o que eles julgam ser a Igreja Católica e como as pessoas reagem a ela.
Em lugar do egocentrismo romântico, verifica-se um enorme interesse de descrever, analisar e até em criticar a realidade. A visão subjetiva e parcial da realidade é substituída pela visão que procura ser objetiva, fiel, sem distorções. Dessa forma os realistas procuram apontar falhas talvez como modo de estimular a mudança das instituições e dos comportamentos humanos. Em lugar de heróis, surgem pessoas comuns, cheias de problemas e limitações. Na Europa, o Realismo teve início com a publicação do romance realista Madame Bovary (1857) de Gustave Flaubert. Alguns expoentes do realismo europeu: Gustave Flaubert, Honoré de Balzac, Eça de Queirós, Charles Dickens.

Realismo no Brasil
A partir da extinção do tráfico negreiro, em 1850, acelera-se a decadência da economia cafeeira no Brasil e o país experimenta sua primeira crise depois da Independência. O contexto social que daí se origina aliado à leitura de grandes mestres realistas europeus como Stendhal, Balzac, Dickens e Victor Hugo, propiciarão o surgimento do Realismo no Brasil.
Assim, em 1881 Aluísio Azevedo publica O Mulato (primeiro romance naturalista brasileiro) e Machado de Assis publica Memórias Póstumas de Brás Cubas (primeiro romance realista do Brasil). Outro escritor que participou do Realismo foi Arthur Azevedo.



·                    Machado de Assis (realista)
·                    Aluízio Azevedo (naturalista)
·                    Arthur Azevedo (realista)


NATURALISMO

O Naturalismo é uma escola literária conhecida por ser a radicalização do Realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade. A escola esboçou o que se pode declarar como os primeiros passos do pensamento teórico evolucionista de Charles Darwin.

Os romances naturalistas se destacam pela abordagem extremamente aberta do sexo e pelo uso da linguagem falada. O resultado é um diálogo vivo e extraordinariamente verdadeiro, que na época foi considerado até chocante de tão inovador. Ao ler uma obra naturalista, tem-se a impressão de estar lendo uma obra contemporânea, que acabou de ser escrita. Os naturalistas acreditavam que o indivíduo é mero produto da hereditariedade e seu comportamento é fruto do meio em que vive e sobre o qual age. A perspectiva evolucionista de Charles Darwin inspirava os naturalistas, que acreditavam ser a Seleção Natural impulsionadora da transformação das espécies. Assim, predomina nesse tipo de romance o instinto, o fisiológico e o natural, retratando a agressividade, a violência, o erotismo como elementos que compõem a personalidade humana.
Exploravam temas como a homossexualidade, o incesto, o desequilíbrio que leva à loucura, criando personagens que eram dominados por seus instintos e desejos, pois viam no comportamento do ser humano traços de sua natureza animal.
No Brasil, a prosa naturalista foi influenciada por Aluísio Azevedo com a obra O mulato, publicado em 1881, marcou o início do Naturalismo brasileiro, a obra O cortiço, também de sua autoria, marcou essa tendência.
Em O cortiço a face completa do Naturalismo pode ser vista, pois o indivíduo é envolvido pelo meio, o cenário é promíscuo e insalubre e retrata o cruzamento das raças, a explosão da sexualidade, a violência e a exploração do homem.


Características do Naturalismo


  • O mundo pode ser explicado através das forças da natureza;  
  • O ser humano está condicionado às suas características biológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive;  
  • Nas artes plásticas, por exemplo, os pintores enfatizam cenas do mundo real em suas obras. Pitavam aquilo que observavam;  
  • Na literatura, ocorre muito o uso de descrições de ambientes e de pessoas; 
  • Na literatura, a linguagem é coloquial; Linguagem simples; Os principais temas abordados nas obras literárias naturalistas são: desejos humanos, instintos, loucura, violência, traição, miséria, exploração  social;
  • Ser humano descrito sob a ótica do animalesco e do sensual; 
  • Descrição e narrativa lentas; 
  • Impessoalidade;
  • Preocupação com detalhes; 
  • Revelação da miséria urbana;
  • Enfoque nas classes marginais;
  • Domínio do coletivo sobre o individual.




Principais autores: Aluísio Azevedo, “O mulato”, em 1881: início do Naturalismo no Brasil; “O Cortiço”, Raul Pompéia, “O Ateneu”.



REALISMO/NATURALISMO
(1881 - 1893)


 - Socialismo, cientificismo, evolucionismo, positivismo, lutas antiburguesas, 2ª Rev. Industrial;
Em 1881, com a publicação de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, inicia-se o Realismo no Brasil.
No Brasil: abolição, República, romance naturalista, poesia parnasiana.



Principal autor:

Machado de Assis com “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881); “Quincas Borba”, “Dom Casmurro”, “Esaú e Jacó” e “Memorial de Aires”.



MACHADO DE ASSIS E O ROMANCE REALIST

      1ª FASE (Tendências românticas) Obras: Ressurreição, A mão e a luva, Helena, Iaiá Garcia.


Características Gerais:
 - crença nos valores da época;
 - estrutura de folhetim
 - esquematismo psicológico.



2ª FASE (Tendências realistas)

             - Obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires.



ALUÍSIO AZEVEDO
(1857-MA,1913–BUENOS AIRES)

Principais características:
 - Expressão de destaque no naturalismo brasileiro;
 - Sua linguagem literária era chocante, objetiva e direta. Procurava denunciar pela palavra a miséria, a corrupção moral. Muitos de seus personagens são doentes físicos, mentais, vítimas de suas próprias imperfeições.
 - Demonstrava nítida preocupação com as classes marginalizadas pela sociedade.

                OUTRAS OBRAS
 - O Mulato
 - Casa de Pensão
 - O Cortiço (obra máxima do Naturalismo brasileiro).

O CORTIÇO






ROMANTISMO x REALISMO

Principais diferenças entre Romantismo e Realismo:

      ROMANTISMO (1836-1881)

- Ênfase na fantasia;
 - Predomínio da emoção;
 - Proximidade emocional entre autor e os temas;
 - Subjetividade;
 - Escapismo (literatura como fuga da realidade);
 - Personagens idealizados;
 -Nacionalismo.



REALISMO (1881 – 1893)

 - Ênfase na realidade;
 - Predomínio da razão;
 - Distanciamento racional entre o autor e os temas;
 - Objetividade;
 - Engajamento (Literatura como forma de transformar a realidade);
 - Retrato fiel das personagens;
 - A mulher numa visão real, sem idealizações;
 - Universalismo./ É uma tendência para buscar no particular conclusões generalizantes. Diz-se que um autor é universal quando o sentido de sua obra ultrapassa os interesses locais de seu país e passa a interessar o mundo todo ou a maior parte possível dele.



DIFERENÇAS ENTRE REALISMO E NATURALISMO



    REALISMO

 - Forte influência da literatura de Gustave Flaubert (França).
 - Romance documental, apoiado na observação e na análise.
 - A investigação da sociedade e dos caracteres individuais é feita “de dentro para fora”, por meio de análise psicológica capaz de abranger sua complexidade, utilizando a ironia, que sugere e aponta, em vez de afirmar. 
 - Volta-se para a Psicologia, centrando-se mais no indivíduo.
 - As obras retratam e criticam as classes dominantes, a alta burguesia urbana e, normalmente, os personagens pertencem a esta classe social.
 - O tratamento imparcial e objetivo dos temas garante ao leitor um espaço de interpretação, de elaboração de suas próprias conclusões a respeito das obras.




NATURALISMO

 - Forte influência da literatura de Émile Zola (França).
 - Romance experimental, apoiado na experimentação e observação científica.
 - A investigação da sociedade e dos caracteres individuais ocorre “de fora para dentro”, os personagens tendem a se simplificar, pois são vistos como joguetes, pacientes dos fatores biológicos, históricos e sociais que determinam suas ações, pensamentos e sentimento. 
 - Volta-se para a biologia e a patologia, centrando-se mais no social.
 - As obras retratam as camadas inferiores, o proletariado, os marginalizados e, normalmente, os personagens são oriundos dessas classes sociais mais baixas.
 - O tratamento dos temas com base em uma visão determinista conduz e direciona as conclusões do leitor e empobrece literariamente os textos.

















Dom Casmurro http://www.youtube.com/watch?v=g9kbws-GcJc  Realismo e Naturalismo em Portugal/ Definição









http://www.youtube.com/watch?v=0M5ImnF3FRY  Trailer do filme O primo Basílio




http://www.youtube.com/watch?v=mmCfEN8TbKY /Video do livro Memórias Postumas de Bras Cubas



http://www.youtube.com/watch?v=zWEpGdzcG2I&feature=related  / Sobre Obra Primo Basílio de Eça de Queiroz



http://www.youtube.com/watch?v=5KqlebAXOPA&feature=related /Narração sobre Eça de Queirós e Primo Basílio



http://www.youtube.com/watch?v=D4X_yKkIAqg /LivroClip de Dom Casmurro, de Machado de Assis












 http://www.youtube.com/watch?v=6ULr9TR6ipI Poema Ela - Machado de Assis



http://www.youtube.com/watch?v=Ptp3mcB_eQM Poema: Bons Amigos de Machado de Assis



http://www.youtube.com/watch?v=WiazrdV6oMU As mulheres do topo da árvore - Machado de Assis

http://www.micropic.com.br/paginadecliente/noronha/cant09.htm música do Naturalismo