3 de fev. de 2013

Elementos da Comunicação e Funções da Linguagem


Elementos da Comunicação e Funções da Linguagem


 


O processo da comunicação

 

Em todo ato de comunicação estão envolvidos vários elementos:


1. Emissor ou remetente: é aquele que codifica e envia a mensagem. Ocupa um dos pólos do circuito da comunicação.


2. Receptor ou destinatário: é aquele que recebe e decodifica a mensagem.


3. Mensagem: é o conteúdo que se pretende transmitir.


4. Canal/Suporte/portador/veículo: é o meio físico pelo qual a mensagem é transmitida do emissor para o receptor.


5. Código: é um sistema de signos convencionais que permite dar à informação emitida (pelo emissor) uma interpretação adequada (pelo receptor).
A língua portuguesa, por exemplo, é um código; o sistema de sinais Morse é outro código. Mas, para que o processo comunicativo se realize a contento, o emissor e o receptor devem empregar um mesmo código, do contrário não haverá comunicação.


6. Contexto ou referente: ambientação, situação em que se dá o processo de comunicação.
Obs.: as atitudes e reações dos comunicantes são também referentes e exercem influência sobre a comunicação.

 


Língua, fala, níveis de fala, linguagem, gramática





1. Língua: é um sistema de signos que serve de meio de comunicação entre os membros de uma comunidade linguística. Os signos de uma língua substituem os objetos e os representam. Assim:



 




SIGNO LINGUÍSTICO = SIGNIFICADO + SIGNIFICANTE

 

O signo é o resultado de significado mais significante.

 

Signo = significado + significante

 

 

 
Significado: conceito
Significante: forma gráfica + som
 

 

 

Toda palavra que possui um sentido é considerada um signo linguístico.

 

Exemplo: “Livro” é um signo linguístico.



2. Fala: Denominamos fala ao uso que os membros da comunidade linguística fazem da mesma língua. Em outras palavras, ele é o ato concreto e individual das pessoas que se apropriam da língua comum e lhe imprimem um estilo particular de expressão.
Portanto, ao selecionar as palavras do código comum, sua cultura, seu meio ambiente, etc. Daí surge os chamados estilos próprios e níveis de fala.



3. Níveis de fala: Níveis de fala são os modos variados com que o individuo usa a língua, de acordo com o meio sociocultural em que ele vive. Nesse sentindo, distinguimos o nível comum do literário, o coloquial do formal e o popular do erudito.

4. Linguagem: Linguagem é a capacidade comunicativa que têm os seres humanos de usar qualquer sistema de sinais significativos, expressando seus pensamentos, sentimentos e experiências.

    Desse modo, desenhos, gestos, sons, cores, cheiro, onomatopéias, palavras, etc. são formas de linguagem. A linguagem é uma faculdade muito antiga da espécie humana e deve ter precedido os elementos mais rudimentares da cultura material.


5. Gramática: Finalmente, gramática é a descrição do sistema de uma língua, ou descrição da língua como sistema de meios de expressão. Como esse sistema é tríplice — fônico (de sons), mórfico (de formas), sintático (de frases) —, a gramática divide-se normalmente em fonologia, morfologia e sintaxe, ficando a estilística e a semântica como partes suplementares.



Texto: é uma unidade linguística concreta, percebida pela audição (na fala) ou pela visão (na escrita), que tem unidade de sentido e intencionalidade comunicativa.



Elementos Auxiliares na Construção do Sentido de um Texto -

O contexto discursivo.
Papel social dos interlocutores;
O conhecimento de mundo do interlocutor;
As circunstâncias históricas em que se processa a comunicação;
A intenção do locutor.



Discurso: é a atividade comunicativa capaz de gerar sentido desenvolvida entre interlocutores.


Texto + Contexto discursivo.
Intencionalidade Discursiva.

São as intenções, explícitas ou implícitas, existentes na linguagem dos interlocutores que participam de uma situação comunicativa.


Exemplo:
-Por favor! Me joga uma corda que eu estou me afogando!
- E além disso ainda quer se enforcar?
(Jô Soares, Veja, 20/05/92)

Na piada, o locutor, ao pedir uma corda, naturalmente deseja ser socorrido, prendendo-se a ela. O interlocutor, entretanto, interpreta sua pergunta como se o locutor desejasse se enforcar.
O humor é extraído do fato de as personagens não levarem em conta um princípio básico das interações verbais: a intencionalidade discursiva.



Funções Da Linguagem



1. Função Emotiva ou Expressiva

“ Posso te falar dos sonhos, das flores, de como a cidade mudou...
Posso te falar do medo, do meu desejo, do meu amor...
Posso falar da tarde que cai
E aos poucos deixa ver no céu a lua
Que um dia eu te dei”. (A lua que eu te dei/ Ivete Sangalo)

Características:
- o destaque é dado ao emissor

- suas principais características são verbos e pronomes em primeira pessoa
- presença comum de ponto de exclamação e interjeições
- expressão de estados de alma do emissor (subjetividade e pessoalidade)
- presença predominante em textos líricos, autobiografias, depoimentos, memórias



2. Função Conativa ou Apelativa



Características:  
- o destaque é dado ao receptor
- verbos no imperativo, verbos e pronomes na segunda ou terceira pessoas
- tentativa de convencer o receptor a ter um determinado comportamento;
- presença predominante em textos de publicidade e propaganda
- emprego da ambiguidade.



3. Função Referencial, Informativa ou Denotativa


Portinari: valorização do Brasil e da arte

 

    Filho de imigrantes italianos, Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café nas proximidades de Brodósqui, em São Paulo. Com a vocação artística florescendo logo na infância, Portinari teve uma educação deficiente, não completando sequer o ensino primário. Aos 14 anos de idade, uma trupe de pintores e escultores italianos que atuava na restauração de igrejas passa pela região de Brodósqui e recruta Portinari como ajudante. Seria o primeiro grande indício do talento do pintor brasileiro.

Características:
- ocorre quando o destaque é dado ao referente, ou seja, ao contexto, ao assunto

- a intenção principal do autor é informar o leitor sobre a vida do pintor Portinari
- objetividade- linguagem direta, precisa, denotativa
- clareza nas idéias
- finalidade é traduzir a realidade, tal como ela é
- presença predominante em textos informativos, jornalísticos, textos didáticos, científicos; mapas, gráficos, legendas, recursos representativos

4. Função Metalinguística

Alvo. Sm. 1. Ponto a que se procura atingir com a arma; mira. 2. Fim. 3. A cor branca.

Características: 
- o destaque é dado ao código

- numa situação em que um linguista define a língua, observa-se que, para conceituar um termo do código, ele usou o próprio código, ou seja, definiu 'língua' usando a própria língua

- também ocorre metalinguagem quando o poeta, num texto qualquer, reflete sobre a criação poética

- quando um cineasta cria um filme tematizando o próprio cinema

- quando um programa de televisão enfoca o papel da televisão no grupo social

- quando um desenhista de quadrinhos elabora quadrinhos sobre o próprio meio de comunicação
- o exemplo mais definitivo desse tipo de função são as aulas de gramática, os livros de gramática e os dicionários da língua



5. Função Fática ou de Contato

- Alô, alô, marciano. Aqui quem fala é da Terra.Pra variar estamos em guerra.”
(Elis Regina)

Características:

- ocorre quando o canal é posto em destaque

- o interesse do emissor ao emitir a mensagem é apenas testar o canal

- o objetivo é prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal, o que tem o mesmo valor de um aceno com a mão, com a cabeça ou com os olhos

- exemplo típico da função fática é a linguagem das falas telefônicas,  saudações e similares.

6. Função Poética

Ex1:
“Até onde existe amor
De quem assume esta sina
Viver é um vôo para a felicidade e a voz da verdade” (Daqui por diante/ Barão)


Ex2: “Deus ajuda a quem cedo madruga”.


Características:
- Ocorre quando a própria mensagem é posta em destaque, ou seja, chama-se a atenção para o modo como foi organizada a mensagem;
- Centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica.

- Valorizam-se as palavras, suas combinações;
- Exemplos de textos poéticos: além dos provérbios e letras de música, conforme citado, encontramos esse tipo de função em textos escritos em prosa, em slogans, ditos populares. Logo, não se trata de uma função exclusivamente encontrada em poesias.

Dica: É importante ressaltar que, em um mesmo texto, pode coexistir mais de uma função. Isso depende da intenção do emissor ao elaborar a mensagem

Características: